anúncio

Saúde de verdade e maior longevidade para o seu cão e gato

Acupuntura para insuficiência renal em gatos: uma abordagem integrativa que pode auxiliar na prevenção ou tratamento dessa doença tão comum nos dias de hoje

Considerados como “A Raiz da Vida” na medicina chinesa, os rins são vitais para a saúde e sobrevivência do seu gato. Sessões de acupressão podem ajudar a apoiar e vitalizar sua função renal.

Distúrbios renais são muito comuns em gatos, especialmente à medida que envelhecem. Felizmente, você pode tomar medidas não apenas para ajudar a prevenir o desenvolvimento desses problemas, mas também para apoiar e fortalecer a função renal em um gato que já apresenta sinais de doença. Embora a dieta e o estilo de vida sejam fatores importantes, a acupressão também pode desempenhar um papel na prevenção e no manejo.

Distúrbios renais em gatos

A dificuldade com distúrbios renais em gatos é que eles geralmente se apresentam de maneiras semelhantes a outras doenças, como diabetes e problemas de envelhecimento. Quando a disfunção renal se torna clinicamente reconhecível e/ou um exame de sangue mostra evidências de disfunção renal, você está lidando com uma condição que requer tratamento consistente.  E gatos com mais de sete anos são cada vez mais propensos a desenvolver doenças renais. Embora não haja cura conhecida para insuficiência ou insuficiência renal, esses distúrbios não são mais uma sentença de morte para os gatos. A detecção precoce e o manejo são fundamentais para ajudar seu gato a viver uma vida longa e confortável.

Do ponto de vista da medicina ocidental, um gato com doença renal pode apresentar os seguintes sinais: falta de apetite, sede extrema, perda de peso, desidratação, vômitos, micção frequente ou não, mau hálito, pelagem de má qualidade, dor na boca ou úlceras na boca, náusea, dor, pressão alta, diarreia ou constipação, urina com sangue ou turva e letargia.

Os praticantes de medicina chinesa observam que os indicadores de doença renal também podem incluir respiração superficial (mais exalação do que inalação), chiado, perda ou perda de dentes, micção abundante e clara, pelagem sem brilho ou aparência pegajosa, envelhecimento prematuro do rosto, ossos frágeis, perda de audição ou outros problemas de ouvido e cicatrização lenta de lesões.

Se o seu gato estiver exibindo algum desses indicadores, consulte seu veterinário holístico ou integrativo para um check-up completo.

acuúntura insuficiência renal gatos
Seu veterinário irá realizar dois exames de sangue: ureia-nitrogênio no sangue  e creatinina para verificar o   nível de resíduos de nitrogênio de proteínas que podem estar presentes no sangue do gato.

Gerenciando a doença renal do seu gato – uma abordagem integrativa

Como a sobrevivência do seu gato depende da saúde de seus rins, é melhor usar todos os recursos disponíveis para ajudá-lo a viver o máximo e feliz possível. Se o seu gato tiver disfunção renal, siga as recomendações do seu veterinário e combine-as com sessões de acupressão para apoiar os rins.

1. Cuidados veterinários ocidentais

Seu veterinário irá realizar dois exames de sangue: ureia-nitrogênio no sangue  e creatinina para verificar o   nível de resíduos de nitrogênio de proteínas que podem estar presentes no sangue do gato. Os resíduos devem ser eliminados do corpo do gato quando ele urinar, ou resultarão em um acúmulo tóxico, levando à  insuficiência renal. Esses exames de sangue também podem mostrar níveis baixos de potássio ou altos de fósforo, indicando doença renal avançada.

Assim que os resultados dos exames de sangue estiverem disponíveis, seu veterinário usará o padrão de estadiamento da International Renal Interest Society (IRIS) para determinar o estágio da doença renal do seu gato e o melhor curso de tratamento. No caso da insuficiência renal aguda , em que há rápida deterioração da função renal, é possível que o processo da doença seja retardado o suficiente para ser considerado insuficiência renal crônica .

Durante os estágios iniciais da insuficiência renal crônica, seu veterinário provavelmente recomendará uma dieta específica e incentivará maneiras de aumentar o consumo de água do seu gato. À medida que a insuficiência renal crônica progride ao longo do tempo, existem suplementos e medicamentos que podem ajudar o seu gato a continuar com uma boa qualidade de vida.

acupuntura gatos insuficiência renal

A Função Renal

Na medicina chinesa, os rins são considerados 'A Raiz da Vida' e são absolutamente essenciais para uma boa saúde e sobrevivência. A medicina ocidental também considera a função renal saudável como necessária para a sobrevivência. Isso significa que a função renal ideal é fundamental - não para nós, mas também para nossos gatos. O trabalho dos rins é mais abrangente do que a maioria de nós sabe. Eles são responsáveis por regular os fluidos do corpo, produzir glóbulos vermelhos, moderar a pressão arterial, equilibrar os sais, estimular a produção de vitamina D, além de filtrar e remover resíduos tóxicos. Além disso, os rins produzem hormônios e outras substâncias que regulam e influenciam a frequência cardíaca, a sede e a hidratação. Na verdade, todas as funções celulares são afetadas pela função renal.

acupuntura insuficiência renal gatos
A adição de uma dieta saudável e de alta qualidade e um ambiente livre de toxinas além de um bom equilíbrio de exercícios, descanso, estimulação mental podem prevenir o aparecimento de problemas renais

2. Cuidados com a medicina oriental

Na medicina chinesa, o objetivo é evitar que seu gato tenha problemas renais durante sua vida. Quando ele é jovem, você pode ajudar a manter a saúde de seus rins realizando sessões de acupressão contínuas que apoiam sua função.   Adicione uma dieta saudável e de alta qualidade e um ambiente livre de toxinas, além de um bom equilíbrio de exercícios, descanso, estimulação mental, interação social e afeto. Essas melhorias no estilo de vida aumentarão a possibilidade de seu gato não ser vítima de doença renal.

Se o seu gato já tem um distúrbio renal, sabe-se que pontos específicos de acupressão aumentam a vitalidade da função renal. Ao oferecer ao seu gato a Sessão de Acupressão da Função Renal duas vezes por semana  enquanto estiver trabalhando com seu veterinário, você estará dando ao seu gato o presente da vida.

Este texto é uma tradução adaptada do artigo “Supporting your cat’s kidneys wtih acupressure”.

Aviso de segurança: A PetMe é um site meramente informativo. Portanto, todas as informações, dicas e sugestões nele contidas não substituem, em absoluto, a consulta a qualquer especialidade médico-veterinária.

Alimentação Natural

A Prevenção é sempre o melhor remédio. E a Nutrição é a base de uma ótima saúde. Entenda como Alimentação Natural pode desempenhar um papel fundamental na prevenção das doenças que tiram o sono de nós, tutores de cães e gatos.

Medicina Veterinária Integrativa

Como tutores de cães e gatos, devemos garantir que nossos pets tenham acesso ao melhor atendimento médico veterinário possível, caso tenha algum problema de saúde. E a abordagem que integra Tratamentos Convencionais com Terapias Alternativas pode ser mais efetiva e trazer mais benefícios para a saúde integral de nossos companheiros.

anúncio

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E
GARANTA CONTEÚDOS GRATUITOS INCRÍVEIS!

não se preocupe, não vamos encher sua caixa de e-mail, tb não gostamos disso

comentários dos amantes
e tutores

Curabitur arcu erat, accumsan id imperdiet et, porttitor at sem. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta.

João Caiado

anúncio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email