anúncio

Saúde de verdade e maior longevidade para o seu cão e gato

Não deixe de dar esses 5 alimentos funcionais (incríveis!) para seu cão

Você sabe o que significa NUTRACÊUTICO?

Em resumo, refere-se a um alimento que possui propriedades medicinais. Sim… a comida pode e deve ser remédio.

Em muitos casos, os alimentos funcionais podem ser tão eficazes quanto os medicamentos. E sem os indesejáveis efeitos colaterais  Na verdade, pesquisadores recentemente voltaram sua atenção para os nutracêuticos por esse motivo. Portanto, agora há uma quantidade substancial de ciência mostrando o que sabíamos o tempo todo … comida é a forma definitiva de saúde!

Mas existem muitos alimentos funcionais para escolher. E se você não tomar cuidado, o potinho do seu cachorro pode se tornar uma pilha nada apetitosa de suplementos.

E vamos encarar … esses alimentos não farão nenhum bem se seu cachorro não os comer.

Então, vamos facilitar. Selecionamos 5 alimentos que podem ter um impacto substancial na saúde do seu cão.

1. Chlorella: o desintoxicante

A chlorella é uma alga marinha que está relacionada à espirulina … mas tem um impacto muito maior.

Tanto a espirulina quanto a chlorella são os principais antioxidantes. Em estudos humanos, a chlorella aumentou os níveis de antioxidantes em fumantes e protegeu contra danos ao DNA.

A chlorella também é uma importante fonte de vitamina A, magnésio e especialmente zinco, que costuma ser deficiente em cães.

Mas a chlorella está na nossa lista dos 5 melhores devido à sua capacidade de remover toxinas prejudiciais e metais pesados do corpo do seu cão. É um potente desintoxicante .

alimentos funcionais cães
Além de suas propriedades desintoxicantes, a chrorella é também fonte de vitaminas que costumam ser deficinetes em cães, como a vitamina A.

Metais pesados, como mercúrio, alumínio e chumbo, são um problema para a maioria dos cães. Se o seu cão foi vacinado contra a raiva ¹, ele foi injetado com alumínio e até mesmo mercúrio. Seu cão também está exposto a outros metais pesados, que estão em remédios contra pulgas e carrapatos, em alimentos, pesticidas, herbicidas e poluição.

Com o tempo, seu cão pode desenvolver toxicidade por metais pesados … e seu fígado, rins e funções cerebrais começarão a declinar. Esta é uma das razões pelas quais as doenças hepáticas e renais são tão comuns em cães mais velhos. Portanto, é importante remover metais pesados e outras toxinas do corpo.

Chlorella é especialmente importante para cães com problemas causados por fungos, pois estes adoram comer metais pesados.

2. Mirtilos: os protetores cerebrais

Uma das principais causas do envelhecimento e degeneração de todos os órgãos é o estresse oxidativo, que é o acúmulo de subprodutos do metabolismo. É o nosso velho conhecido (com o perdão do trocadilho),  radicais livres. Eles são reativos. Se acumulam rapidamente em grandes quantidades, transformando moléculas vizinhas em radicais livres. Isso prejudica as membranas celulares e até mesmo o DNA. O resultado são doenças relacionadas à idade, como artrite, doença renal e até câncer.

O sistema imunológico do seu cão não tem proteção contra os radicais livres. A única maneira de controlá-los é por meio da dieta. Nutrientes que combatem os danos dos radicais livres, como as vitaminas C e E, são chamados de antioxidantes.

alimentos funcionais cães
O mirtilo contém nutrientes que combatem os radicais livres, que podem causar doenças relacionadas ao envelhecimento, como artrite.

Nenhum outro alimento tem maior pontuação por suas propriedades antioxidantes do que o mirtilo. Os mirtilos também são bem pesquisados por seus efeitos anti-inflamatórios no cérebro e no sistema nervoso.

O cérebro usa mais oxigênio do que qualquer outro tecido do corpo … e isso o torna especialmente vulnerável ao estresse oxidativo. Os mirtilos contêm um antioxidante único chamado antocianina … e contêm mais do que qualquer outro alimento. As antocianinas podem atravessar a barreira hematoencefálica, tornando os mirtilos um potente protetor do cérebro e do sistema nervoso.

3. Brotos de brócolis: os protetores do fígado

Vários estudos com animais e humanos mostram que quanto mais vegetais crucíferos são incluídos na dieta, menor é o risco de câncer. Isso porque todos os vegetais crucíferos contêm um fitonutriente chamado sulforafano.

E nenhum vegetal crucífero contém mais sulforafano do que brotos de brócolis. Eles contêm quase 100 vezes mais sulforafano do que os brócolis maduros e outros vegetais crucíferos.

Brotos de brócolis contêm sulforanato, que também é antioxidante e protege o cérebro.

Assim como o mirtilo, o sulforafano é um potente antioxidante e combate os danos dos radicais livres. Ele também  pode atravessar a barreira hematoencefálica e proteger o cérebro.

O sulforafano também ajuda a remover toxinas do corpo. Ativa a desintoxicação do fígado de fase II,  que é um processo importante para a saída de toxinas inflamatórias. Ele também ativa enzimas que protegem as células do seu cão dos danos ao DNA que as toxinas podem causar.

Como o sulforafano pode ativar a desintoxicação do fígado de Fase II, ele pode interagir com alguns dos medicamentos do seu cão. Portanto, se o seu cão está tomando remédios, pode ser uma boa ideia verificar com o seu veterinário antes de dar brotos de brócolis.

4. Cogumelos: os balanceadores imunológicos

Os cogumelos são geneticamente mais semelhantes aos animais do que às plantas. Eles têm paredes celulares como plantas … mas as paredes contêm quitina, como insetos. É a quitina que dá aos cogumelos sua textura carnuda.

A quitina também protege os nutrientes do cogumelo … então, os cogumelos precisam ser aquecidos e extraídos para oferecer ao seu cão quaisquer benefícios reais para a saúde. Mas os benefícios são incomparáveis quando se trata da função imunológica do seu cão.

Os cogumelos precisam ser aquecidos para oferecer quaisquer benefícios à saúde do seu cão

Há uma variedade de cogumelos que têm benefícios imunológicos potentes, incluindo:

  • Shitake
  • Reishi
  • Maitake

Os cogumelos tendem a funcionar melhor quando você dá alguns tipos juntos, mas você também pode oferecê-los individualmente.

Combate ao câncer

Os cogumelos contêm um polissacarídeo especial chamado beta-glucano. Este composto é bem pesquisado por sua capacidade de combater células tumorais. Na verdade, este polissacarídeo é tão eficaz na modulação da resposta imunológica que tem sido usado como drogas anticâncer no Japão e na China.

Os cogumelos também são ricos em fibras. Isso os torna antioxidantes e prebióticos naturais. Foi demonstrado que os polissacarídeos do cogumelo aumentam a sobrevivência de bactérias benéficas, como o Lactobacillus casei.

Mas atenção! Ao dar  cogumelos frescos, certifique-se de que sejam bem cozidos. Cogumelos crus podem ser tóxicos para o seu cão, mas são seguros quando cozidos.

Se você comprar cogumelos em pó, certifique-se de que no rótulo não esteja escrito “Micélio de Cogumélo”. Esse tipo de produto não contém cogumelos inteiros e tem menor teor de beta-glucano.

5. Ácidos Graxos Ômega: combatentes da inflamação

De todos os alimentos funcionais que você pode dar a seu cão, os ácidos graxos ômega são indiscutivelmente os mais importantes. Como os brotos de brócolis, as principais gorduras ômega são anti-inflamatórios potentes. Eles beneficiam não apenas as articulações do seu cão, mas todas as células e órgãos.

Toda doença crônica está ligada à inflamação crônica. Por isso é importante que seu cão tenha alimentos que combatam a inflamação em suas refeições todos os dias.

A fonte mais conhecida de ácidos graxos é o óleo de peixe

Existem 2 tipos principais de ácidos graxos ômega que são importantes para o seu cão: Ômega 3 e Ômega 6.

A fonte mais conhecida de ácidos graxos é o óleo de peixe. Além do óleo de peixe, outras fontes são (não se assuste!) cérebro e olhos das presas.

A comida pode ser a forma mais pura de remédio. Experimente adicionar estes 5 alimentos funcionais às refeições do seu cão e colha os benefícios de uma saúde ótima!

Este texto é uma tradução adaptada do artigo “5 Functional Foods Every Dog Needs” , do portal Dogs Naturally Magazine.

1 Atenção! A PetMe não é contra vacinas; elas são absolutamente necessárias para a prevenção de doenças, embora, como todo fármaco, possa ter efeitos colaterais.

Aviso de segurança: A PetMe é um site meramente informativo. Portanto, todas as informações, dicas e sugestões nele contidas não substituem, em absoluto, a consulta a qualquer especialidade médico-veterinária.

Alimentação Natural

A Prevenção é sempre o melhor remédio. E a Nutrição é a base de uma ótima saúde. Entenda como Alimentação Natural pode desempenhar um papel fundamental na prevenção das doenças que tiram o sono de nós, tutores de cães e gatos.

Medicina Veterinária Integrativa

Como tutores de cães e gatos, devemos garantir que nossos pets tenham acesso ao melhor atendimento médico veterinário possível, caso tenha algum problema de saúde. E a abordagem que integra Tratamentos Convencionais com Terapias Alternativas pode ser mais efetiva e trazer mais benefícios para a saúde integral de nossos companheiros.

anúncio

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E
GARANTA CONTEÚDOS GRATUITOS INCRÍVEIS!

não se preocupe, não vamos encher sua caixa de e-mail, tb não gostamos disso

comentários dos amantes
e tutores

Curabitur arcu erat, accumsan id imperdiet et, porttitor at sem. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta.

João Caiado

anúncio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email