Uma abordagem holística que se concentra na homeopatia faz mais do que aliviar os sintomas de alergia em cães e gatos. Ela cura em um nível profundo e os resultados geralmente são permanentes.
Os tutores gastam muito tentando tratar alergias cutâneas, alimentares ou respiratórias em seus cães e gatos. Eles passam muitas horas tentando eliminar vários gatilhos e tentando diferentes medicamentos. Em muitos casos, especialmente quando são usadas abordagens convencionais, elas não são bem-sucedidas. De fato, muitos veterinários convencionais acreditam que não há cura para alergias e que é um problema que o cão ou o gato terão por toda a vida. Holisticamente, no entanto, existe uma cura, e uma das maneiras mais confiáveis de chegar à raiz do problema é construir a saúde com homeopatia e terapias naturais adicionais.
Você pode usar uma abordagem de duas vias para eliminar as alergias de uma perspectiva homeopática e holística. Isso envolve melhorar a saúde do seu cão ou gato para que seu sistema imunológico e bem-estar geral sejam fortalecidos, enquanto aliviam naturalmente os sintomas atuais.

Primeira Via: Construindo a Saúde Geral
O primeiro passo é melhorar a dieta que você está alimentando seu cão ou gato. A melhor escolha para uma saúde a longo prazo sem alergias é evitar alimentos processados comerciais e comprar uma dieta de alta qualidade feita com os ingredientes mais frescos e saudáveis possíveis, ou preparar em casa os alimentos cultivados localmente (idealmente orgânicos ) ingredientes. As proteínas que são servidas cruas ou levemente cozidas são melhores do que aquelas que são processadas porque muitas vezes não desencadeiam uma reação alérgica.
Também é importante eliminar toxinas, como produtos de pulgas e carrapatos, produtos químicos de limpeza doméstica, pesticidas, herbicidas etc.
O Tratamento com a Homeopatia
Depois de abordar a dieta e a exposição a toxinas, a homeopatia é a melhor maneira de equilibrar a força vital do cão ou gato para que todos os sintomas alérgicos sejam resolvidos e doenças futuras sejam evitadas. Certifique-se de trabalhar com um veterinário que seja treinado e experiente em homeopatia.
A seleção de um remédio homeopático (entre mais de 4.000!) é baseada nos sintomas únicos e diferentes de cada indivíduo. Eles não são selecionados para a doença em si . Nem todo animal terá todos os sintomas. Os sintomas característicos do seu cão ou gato precisam corresponder ao remédio, e é por isso que é importante trabalhar com um profissional com conhecimento em homeopatia.
Segunda Via: Acalme os Sintomas Atuais
Muitos tratamentos holísticos, incluindo a homeopatia, podem aliviar temporariamente os sintomas enquanto você e seu veterinário trabalham para melhorar a saúde do seu animal de estimação para resolver permanentemente as alergias. Aqui estão apenas algumas opções:
- Remédios homeopáticos combinados: Muitas empresas combinam vários remédios homeopáticos para uma condição específica (por exemplo, coceira na pele, diarreia, espirros). Essas combinações podem ajudar temporariamente, mas geralmente não resolvem efetivamente o problema. Se você optar por comprar um desses produtos, não deixe de informar seu veterinário homeopata, pois isso pode complicar os tratamentos que ele está dando ao seu cão ou gato.
- Mel local: Pode ser usado topicamente, bem como na dieta. Como as abelhas comem pólen ao qual os animais podem reagir, o mel demonstrou diminuir as reações alérgicas a essas substâncias.
- Arroz branco: Quando super cozido, pode firmar as fezes. Pode ser combinado com frango cozido para os mesmos resultados.
- Água de aveia: pode diminuir a coceira na pele ou nos ouvidos e aliviar a diarreia.
- Essências florais: Podem ser usadas topicamente (diluir quatro gotas em alguns miligramas de água), internamente (simples ou diluída se o produto for conservado com álcool) ou no ambiente.

Você também pode escolher entre uma variedade crescente de tratamentos tópicos naturais, suplementos de saúde digestiva e remédios de ervas para ajudar a aliviar os sintomas de alergia enquanto trabalha na solução efetiva. Mais uma vez, informe o seu veterinário se estiver adicionando algo novo ao regime de tratamento do seu cão ou gato.
Como a Homeopatia vê as Alergias
Do ponto de vista homeopático, cães e gatos saudáveis não são realmente “alérgicos” a nada, ou apenas a pouquíssimas coisas. Na homeopatia, um desequilíbrio vibracional subjacente na força vital do animal causa a maioria dos problemas de saúde que chamamos de alergias. Cada animal nasce com um “campo” único que pode ser acionado para produzir sintomas corporais. Quanto mais equilibrado o campo, menos sensível será o cão ou gato a diferentes substâncias – incluindo pulgas, alimentos, ácaros etc.
Na homeopatia, um desequilíbrio vibracional subjacente na força vital do animal causa a maioria dos problemas de saúde que chamamos de alergias.
O objetivo, portanto, é melhorar a vitalidade do seu animal de estimação e equilibrar seu campo de energia, o que, por sua vez, melhorará seu sistema imunológico e diminuirá as reações aos seus gatilhos.
Na homeopatia, a chave para a cura bem-sucedida e permanente de alergias (independentemente dos sintomas) é encontrar o medicamento homeopático que corresponda energeticamente ao animal individual. Isso é feito melhor por um homeopata bem treinado. É melhor incluir tratamentos holísticos adicionais para uma abordagem completa.
Animais alérgicos têm uma chance muito boa de serem curados permanentemente quando você constrói sua saúde total do corpo e consulta um homeopata profissional. No entanto, leva tempo, por isso é importante também usar remédios para aliviar o desconforto atual do seu cão ou gato. Ao adotar essa abordagem em duas frentes e trabalhar de uma perspectiva homeopática, você pode ajudar a se livrar das alergias do seu animal de estimação para sempre.
Este texto é uma tradução adaptada de “How homeopathy can heal your pet’s allergies”.
Aviso de segurança: A PetMe é um site meramente informativo. Portanto, todas as informações, dicas e sugestões nele contidas não substituem, em absoluto, a consulta a qualquer especialidade médico-veterinária.