anúncio

Saúde de verdade e maior longevidade para o seu cão e gato

De artrite a problemas urinários:como a acupuntura pode ser uma grande alidada no tratamento do seu gatinho

Essa modalidade milenar pode tratar uma ampla variedade de uma ampla variedade de problemas de saúde dos felinos

A acupuntura é uma das terapias complementares praticadas em gatos  de rápido crescimento, e o número de veterinários que buscam treinamento nesta modalidade continua a aumentar. A acupuntura é geralmente bem tolerada por gatos e pode ser usada para ajudar a tratar todo um espectro de problemas de saúde felinos, desde artrite até sintomas urinários.

Uma pequena introdução

A acupuntura foi descoberta pelos chineses há cerca de 5.000 anos. Eles aprenderam que podem afetar mudanças fisiológicas, controlar a dor e estimular órgãos ou partes do corpo inserindo agulhas em certas áreas do corpo.

Mas essas agulhas não são inseridas aleatoriamente, e sim em determinados pontos. Quando os estimulamos, eles também têm a capacidade de produzir uma resposta em um órgão-alvo.

A acupuntura ajuda o corpo a se curar. E isso se dá quando os pontos de acupuntura são estimulados por agulhas minúsculas, liberando  substâncias químicas analgésicas naturais que agem centralmente no sistema nervoso – as endorfinas.  Elas também estimulam o sistema de defesa do corpo e aumentam a circulação. Como o sistema nervoso percorre todo o corpo, as substâncias liberadas de um ponto podem afetar um órgão ou músculo mais distante.

acupuntura em gatos

Gatos toleram bem a acupuntura?

A acupuntura não é dolorosa ou angustiante para um gato quando feita por um veterinário qualificado e experiente. Isso porque as agulhas são muito pequenas – um pouco menores do que as agulhas usadas para aplicar as vacinas. Pode haver uma leve sensação de calor ou formigamento quando a agulha é inserida, mas é muito transitória. Também pode haver uma sensibilidade com a picada de uma agulha, mas isso não dura depois que é retirada. Alguns pontos são mais sensíveis do que outros e a maioria dos veterinários irá evitá-los completamente ou usar outros métodos, como laser de baixa potência, para estimular esses pontos. A maioria dos acupunturistas veterinários que trata de gatinhos tenta usar o mínimo de agulhas possível, usar agulhas muito pequenas, como agulhas para mãos coreanas, ou usar laser de baixa potência.

Como é a sessão de acupuntura?

A sessão de acupuntura é individualizada para cada paciente. Os pontos selecionados, o número de agulhas usadas e a duração da sessão dependem da condição a ser tratada. Em geral, a maioria dos pacientes é vista inicialmente uma ou duas vezes por semana, depois o número de sessões é reduzida gradualmente. Embora uma resposta possa ser observada após apenas uma sessão, geralmente são necessárias de quatro a seis. As sessões duram de dez a 20 minutos.

Quais condições de saúde a acupuntura pode ajudar?

A acupuntura pode ser uma modalidade de tratamento muito poderosa para gatos, especialmente quando combinada com outras terapias. Entre os problemas de saúde que acometem nossos gatinhos, a acupuntura pode ser uma grande aliada para:

  • Inflamação
  • Dor
  • Artrite
  • Problemas neurológicos
  • Lesões traumáticas
  • Doenças do disco intervertebral
  • Doença inflamatória intestinal
  • Perda de apetite
  • Constipação crônica
  • Problemas endócrinos e reprodutivos
  • Distúrbios da tireoide
  • Condições respiratórias e cardiovasculares
  • Asma
  • Hipertensão
  • Insuficiência renal crônica (suporte)
  • Síndrome de micção dolorosa
  • Problemas dermatológicos
  • Alergias
  • Problemas comportamentais
  • FIV (suporte)
  • Hiperestesia (queda de pelo)
acupuntura em gatos

Relatos de caso

Constipação

Muffin tinha 16 anos quando apresentou uma história de constipação de três dias. Ele tinha um abdômen dolorido, cheio de fezes duras, estava vomitando, não se alimentava e estava muito irritadiço. Devido à sua idade, sua família relutava em hospitalizá-lo e fazer enemas. Em vez disso, ele recebeu acupuntura usando pequenas agulhas e um laser de baixa potência. Os pontos de acupuntura foram selecionados para aliviar a dor abdominal e os espasmos intestinais e melhorar a motilidade no cólon. Muffin também estava desidratado, então, 120 ml de líquido foram administrados por via subcutânea. Imediatamente após a acupuntura, Muffin sentiu menos dor e melhorou a disposição. Oito horas após receber a acupuntura, ele expeliu uma grande quantidade de fezes e começou a comer novamente.

Doença do disco intervertebral

Panda era um gato macho de 12 anos e meio de idade que foi trazido em caráter de emergência por paresia (perda de movimento) de ambas as patas traseiras. Ele estava muito dolorido e não conseguia ficar de pé. Após as radiografias, foi feito o diagnóstico de doença do disco intervertebral e artrite. Como Panda tinha doença renal subjacente, a seleção de medicamentos para controle da dor era limitada. A família decidiu experimentar a acupuntura. Os pontos de acupuntura foram selecionados para controle da dor e relaxamento muscular. Após o tratamento de 20 minutos, Panda deixou de gritar de dor para relaxar e ronronar. Ele continuou a fazer tratamentos regulares conforme necessário para seus problemas crônicos de disco.

Artrite e Hiperestesia

Kujo era um gatinho de 18 anos com hiperestesia e perda de pelo na parte inferior das costas. Ele estava com muitas dores na região lombar inferior e passava muito tempo arrancando os pelos dali. Suas costas estavam quentes naquela área. Ele foi diagnosticado com dor e artrite na coluna lombar. A partir de então, começou a fazer sessões de quiropraxia e acupuntura  – esses eram seus únicos tratamentos. Depois de cinco sessões de acupuntura, não arrancava mais seus pelos, e passou a fazer tratamentos de manutenção mensais.

Este texto é uma tradução adaptada do artigo “Acupuncture has many applications for cats”, do Portal Animal Wellness Magazine.

Aviso de segurança :A PetMe é um site meramente informativo. Portanto, todas as informações, dicas e sugestões nele contidas não substituem, em absoluto, a consulta a qualquer especialidade médico-veterinária.

Alimentação Natural

A Prevenção é sempre o melhor remédio. E a Nutrição é a base de uma ótima saúde. Entenda como Alimentação Natural pode desempenhar um papel fundamental na prevenção das doenças que tiram o sono de nós, tutores de cães e gatos.

Medicina Veterinária Integrativa

Como tutores de cães e gatos, devemos garantir que nossos pets tenham acesso ao melhor atendimento médico veterinário possível, caso tenha algum problema de saúde. E a abordagem que integra Tratamentos Convencionais com Terapias Alternativas pode ser mais efetiva e trazer mais benefícios para a saúde integral de nossos companheiros.

anúncio

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E
GARANTA CONTEÚDOS GRATUITOS INCRÍVEIS!

não se preocupe, não vamos encher sua caixa de e-mail, tb não gostamos disso

comentários dos amantes
e tutores

Curabitur arcu erat, accumsan id imperdiet et, porttitor at sem. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta.

João Caiado

anúncio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email