anúncio

Saúde de verdade e maior longevidade para o seu cão e gato

Como uma dieta crua pode prevenir seu gato de ter problemas renais

A doença do trato urinário inferior é uma das condições mais comuns que afetam os felinos. Livrar seu gato desse problema pode ser tão simples quanto mudar para uma dieta crua.

A maioria dos gatos, em algum momento de suas vidas, desenvolve doenças do trato urinário inferior. Esses problemas são debilitantes, caros para tratar e podem até ser fatais. Uma variedade de terapias convencionais e holísticas pode ser usada para tratar e prevenir, mas uma das mais eficazes é mudar seu gato para uma dieta crua.

Nutrição evolutiva

Dar ao seu gato uma dieta baseada nos princípios da nutrição evolutiva (também conhecida como crua) significa alimentá-lo da maneira como sua espécie evoluiu para comer nos últimos 30 milhões de anos. Infelizmente, durante o século 20, a “esperteza” da ciência moderna começou a transformar muitos ingredientes inadequados em comida de gato. O resultado é que uma série de problemas de saúde, incluindo problemas renais, surgiram em nossos gatos.

Infelizmente, durante o século 20, a “esperteza” da ciência moderna começou a transformar muitos ingredientes inadequados em comida de gato. O resultado é que uma série de problemas de saúde, incluindo problemas renais, surgiram em nossos gatos.

A nutrição deve corresponder ao genoma do seu gato

Os alimentos industriais modernos para gatos têm um defeito básico: eles não atendem aos requisitos nutricionais do genoma do seu gato. Uma manifestação desta falha é o desenvolvimento de cristais urinários, particularmente em gatos que comem apenas rações secas.

Além de serem cozidos em altas temperaturas (o que destrói a integridade dos nutrientes), baseiam-se em grãos e fornecem muita proteína vegetal de baixa qualidade. Muitos alimentos comerciais para gatos contêm altos níveis de material formador de cristais. Além disso, eles normalmente produzem urina alcalina, são desidratantes (na forma seca) e não apoiam a função protetora da parede da bexiga ou o desenvolvimento saudável do sistema imunológico do seu gato. Esses problemas nutricionais, quando combinados com uma tendência genética para produzir cristais, podem resultar em grandes problemas, principalmente em gatos machos nos quais os bloqueios do trato urinário não são incomuns.

Além de serem cozidos em altas temperaturas (o que destrói a integridade dos nutrientes), baseiam-se em grãos e fornecerem muita proteína vegetal de baixa qualidade, muitos alimentos comerciais para gatos contêm altos níveis de material formador de cristais

dieta crua gatos problemas renais
Mesmo gatos com predisposição genética para formar cristais raramente o farão quando alimentados com uma dieta adequadamente construída com base em princípios evolutivos.

Em contraste, alimentos crus e integrais são biologicamente apropriados para gatos; esta é a dieta que corresponde ao genoma do seu gato e que ele evoluiu para comer. Uma dieta crua garante um funcionamento ideal, incluindo um trato urinário saudável. Mesmo gatos com predisposição genética para formar cristais raramente o farão quando alimentados com uma dieta adequadamente construída com base em princípios evolutivos.

Mesmo gatos com predisposição genética para formar cristais raramente o farão quando alimentados com uma dieta adequadamente construída com base em princípios evolutivos.

Um programa de nutrição para combater problemas urinários em gatos

Temos usado com sucesso dietas de alimentos crus biologicamente apropriados para gatos há muitos anos como parte de um programa clínico bem-sucedido para combater a doença do trato urinário. Curiosamente, este programa não é restrito em fósforo, magnésio ou amônio (proteína); nenhuma dieta adequadamente formulada para gatos deve ser. Tais restrições não são necessárias porque são os alimentos industriais mal formulados, cozidos, processados e à base de grãos que estão por trás desse problema. Esses alimentos (secos) produzem um estado de desidratação crônica, um pH desnecessariamente alto, um sistema imunológico com desempenho inferior ao ideal e um revestimento menos saudável (epitélio ou mucosa) no trato urinário.

Rações secas produzem um estado de desidratação crônica, um pH desnecessariamente alto, um sistema imunológico com desempenho inferior ao ideal e um revestimento menos saudável (epitélio ou mucosa) no trato urinário.

dieta crua gatos problemas renais
Sendo livre de grãos, uma dieta crua tem a maior parte de seus minerais fornecidos na forma de ossos crus (a forma biologicamente apropriada para um gato), resultando em ótima absorção e excreção (na verdade, uma grande redução) de fósforo e magnésio.

Como uma dieta crua previne a doença do trato urinário em gatos

Quando um gato com cristais na urina  muda para uma dieta de alimentos crus formulada adequadamente, observamos o seguinte:

Como as dietas cruas têm um nível de umidade biologicamente apropriado (os gatos são projetados para obter a maior parte, se não toda a água dos alimentos), elas não contribuem para a desidratação subclínica. O gato que come comida crua está consumindo muito mais líquido do que um que come ração comercial seca. Isso garante que a urina não fique superconcentrada. A urina mais volumosa resultante dilui os constituintes formadores de cálculos, evitando a formação de cristais.

Sendo livre de grãos, uma dieta crua tem a maior parte de seus minerais fornecidos na forma de ossos crus (a forma biologicamente apropriada para um gato), resultando em ótima absorção e excreção (na verdade, uma grande redução) de fósforo e magnésio.

Normalmente, esta dieta resulta em uma urina neutra a levemente ácida.


Como uma dieta crua resulta em uma grande melhora na saúde geral do gato – particularmente no sistema imunológico e no epitélio do trato urinário – as infecções do trato urinário diminuem ou desaparecem, juntamente com o estímulo para a formação de cristais.

Como uma dieta crua resulta em uma grande melhora na saúde geral do gato – particularmente no sistema imunológico e no epitélio do trato urinário – as infecções do trato urinário diminuem ou desaparecem, juntamente com o estímulo para a formação de cristais.

Finalmente, porque esta dieta é baseada em ossos, carne e matéria orgânica fresca, contém níveis apreciáveis de:

  • Cartilagem – que contribui para a saúde do revestimento da bexiga (mucosa)
  • Vitamina C extra (os gatos produzem sua própria vitamina C) – vital para a saúde do sistema imunológico, manutenção do colágeno da parede da bexiga, acidificação urinária e capacidade antioxidante
  • Vitamina A – essencial para a saúde imunológica e das membranas mucosas
  • Ácidos graxos essenciais – que oferecem anti-inflamatórios e outras propriedades que melhoram a saúde
  • Vitamina E, vitaminas do complexo B, zinco e todos os outros nutrientes protetores – presentes em abundância e necessários para a saúde e bem-estar do gato, incluindo seus sistemas imunológico e urinário.

Em suma, este programa de alimentos integrais crus é altamente adequado para a prevenção da formação de cristais na maioria dos gatos, incluindo aqueles que sofreram problemas graves e de longo prazo com essa doença.

Este texto é uma tradução adaptada de “How a raw diet can prevent FLUTD in your cat“.

Aviso de segurança: A PetMe é um site meramente informativo. Portanto, todas as informações, dicas e sugestões nele contidas não substituem, em absoluto, a consulta a qualquer especialidade médico-veterinária.

Alimentação Natural

A Prevenção é sempre o melhor remédio. E a Nutrição é a base de uma ótima saúde. Entenda como Alimentação Natural pode desempenhar um papel fundamental na prevenção das doenças que tiram o sono de nós, tutores de cães e gatos.

Medicina Veterinária Integrativa

Como tutores de cães e gatos, devemos garantir que nossos pets tenham acesso ao melhor atendimento médico veterinário possível, caso tenha algum problema de saúde. E a abordagem que integra Tratamentos Convencionais com Terapias Alternativas pode ser mais efetiva e trazer mais benefícios para a saúde integral de nossos companheiros.

anúncio

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E
GARANTA CONTEÚDOS GRATUITOS INCRÍVEIS!

não se preocupe, não vamos encher sua caixa de e-mail, tb não gostamos disso

comentários dos amantes
e tutores

Curabitur arcu erat, accumsan id imperdiet et, porttitor at sem. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta.

João Caiado

anúncio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email