anúncio

Saúde de verdade e maior longevidade para o seu cão e gato

Conheça 6 remédios caseiros contra pulgas e carrapatos que não fazem mal à saúde de seu pet

Conviver com pulgas e carrapatos é muito desagradável. Tanto para os cães e gatos, que sofrem, quanto para tutores, que tem que lidar com esse problema. Além disso, ainda há o risco de os pets desenvolverem doenças sérias. Entretanto, o uso de produtos antipulgas comerciais pode não ser a melhor opção para seu companheiro, pois podem causar desde perda de apetite até convulsões.

No entanto, isso não quer dizer que devemos deixar nossos amados bichinhos desprotegidos. Há remédios caseiros contra pulgas e carrapatos, e que são mais seguros.

Mas, antes de mostrar as opções naturais para o tratamento de pulgas e carrapatos, você deve saber por que, afinal, os antipulgas comerciais são tão prejudiciais à saúde do seu pet.

remnédios caseiros para eliminar pulgas e carrapatos

Principais componentes dos produtos disponíveis no mercado

Fipronil

Substância muito utilizada para eliminar pragas em geral. Além de ser usado como antipulgas, é encontrado, por exemplo, em iscas para baratas e formigas, controle de cupins, e produtos utilizados em gramados. E, assim como outros inseticidas, atua destruindo o sistema nervoso dos insetos.

Efeitos colaterais em cães e gatos
  • irritação
  • letargia
  • perda de coordenação
  • convulsões

Em humanos, a utilização de produtos contendo fipronil podem incluir irritação nos olhos, dor de cabeça, tontura, náusea, fraqueza. Sem dúvida, você se lembra de algum episódio em que se sentiu mal após utilizar algum produto contra pragas na sua casa.

Além disso, a divisão de pesticidas da EPA, órgão americano que atua na proteção da saúde humana e do meio ambiente, classificou o fipronil como potencial carcinógeno humano. Isso porque a substância causou o desenvolvimento de tumores benignos e malignos em animais expostos a ela.

Mas essa substância pode ser ainda mais tóxica quando exposta ao sol. De acordo com a EPA, a luz solar pode degradar o fipronil em uma substância dez vezes mais tóxica. E, para piorar, ela também é mais facilmente absorvida pela pele.

Piretroides

Os piretroides são produtos químicos derivados de componentes naturais que encontramos nos crisântemos. E, assim como no caso do fipronil, existem muitos produtos comerciais que utilizam essa substância.A saber: sprays para baratas, xampus medicamentosos, coleiras antipulgas e carrapatos. Para você ter uma ideia, existem 3500 produtos contendo este inseticida.

Mas, apesar do sua ampla comercialização e uso, essa substância está associada a atrasos no desenvolvimento do cérebro e déficit de atenção, quando indivíduos são expostos na fase pré-natal.

Em pets, estão relacionados à mortes, ataques cardíacos e convulsões. De acordo com o Center Public Integrity, uma organização não governamental americana, foram relatadas 1600 mortes de animais de estimação a EPA,em virtude do uso de produtos contendo piretroides. Além de mortes, o uso dessas substâncias em antipulgas causou danos cerebrais, ataques cardíacos, convulsões em animais.

Isoxazolina

Em 2018, a FDA emitiu um alerta para os tutores e veterinários sobre os possíveis efeitos colaterais em cães e gatos que utilizarem antipulgas contendo essa substância. Entre os os efeitos, estão: tremores musculares, perda de controle muscular e convulsões.

Existem outras substâncias com as quais são feitos remédios antipulgas e carrapatos. Mas não é nosso objetivo aqui falar sobre todos eles. Apenas conscientizar você, tutor (a) sobre os riscos que seu companheiro corre ao utilizar remédios comerciais.

remédios caseiros contra pulgas e carrapatos

Remédios caseiros contra pulgas e carrapatos

Felizmente, existem alternativas naturais e bem menos agressivas para que seu cão ou gato fique bem longe de pulgas e carrapatos. São alternativas simples que você pode fazer em casa. Então, vamos a elas.

Antipulgas feitos com óleos essenciais

Receita caseira 1

Componentes:

  • 44 ml (aproximadamente 3 colheres de sopa) de óleo de amêndoas doce
  • 4 gotas de óleo essencial de sálvia
  • 1 gota de óleo essencial de citronela
  • 7 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 3 gotas de óleo essencial de limão

Misture todos os óleos e guarde em um frasco conta-gotas escuro. Aplique de 2 a 4 gotas no pescoço, tórax, pernas e base da cauda. Você também pode adicionar gotas em uma bandana de algodão.

remédios caseiros contra pulgas e carrapatos

Receita caseira 2

Componentes:

  • 44 ml (aproximadamente 3 colheres de sopa) de óleo de amêndoas doce
  • 2 gotas de óleo essencial de gerânio
  • 2 gotas de óleo essencial de pau-rosa
  • 3 gotas de óleo essencial de lavanda
  • 2 gotas de óleo essencial de mirra
  • 2 gotas de óleo essencial de opoponax
  • 1 gota de óleo essencial de folha de louro

Como na fórmula anterior, misture todos os óleos e coloque em um frasco conta-gotas. Então, aplique de 2 a 4 gotas no pescoço, tórax, perna e base da cauda. Você também pode pingas as gotas em uma bandana de algodão.

Repelente de limão contra carrapatos

Corte o limão em quartos e coloque os pedaços em uma jarra de meio litro. Depois, cubra com água fervente. Deixe em infusão durante a noite. De manhã, despeje o líquido em um borrifador. Então, borrife no seu cão, mas evite olhos e nariz.

Xampu contra carrapatos caseiro

Misture algumas gotas de óleo essencial de palo santo com xampu de lavanda orgânico. Então, aplique no seu cão, deixe a espuma agir por 20 minutos. Em seguida, retire todo xampu com água. Isso matará os carrapatos existentes e ajudará a repelir novos.

Lembre-se: tanto pulgas quanto carrapatos não “gostam” de animais limpos.

Vinagre de maçã

Você pode utilizar o vinagre de maçã de duas maneiras:

  • Aplicando no corpo do cão com um borrifador.

Neste caso, misture quantidades iguais de vinagre e água em um recipiente borrifador e aplique no seu cão. Não se esqueça de evitar olhos e nariz.

  • Colocando na comida ou na água do seu cachorro

Dê ao seu cão meia colher de chá por 11 quilos de peso corporal. Então, adicione na água ou na comida.

Terra de diatomáceas

Por fim, temos a chamada Terra de Diatomáceas, um produto feito a partir de plantas aquáticas fossilizadas, as diatomáceas. Este é um remédio caseiro contra pulgas e carrapatos totalmente natural. A diatomácea, quando moída, forma um pó que dá a sensação de talco. Este é composto dos seguintes minerais: aproximadamente 3% de magnésio, 33% de silício, 19% de cálcio, 5% de sódio e 2% de ferro. Além de outros , como titânio, boro,manganês, cobre e zinco.

Para os insetos, a terra de diatomáceas é uma poeira letal, como pontas microscópicas como navalhas. Essas “navalhas” cortam a cobertura protetora do inseto, que morre desidratado.

Como usar a terra de diatomáceas

Para usar esse produto, é muito simples. Basta polvilhar uma pequena quantidade no seu corpo todo. O ideal é começar pela cauda e ir até atrás das orelhas e pescoço.

Para facilitar a aplicação, despeje o pó em uma embalagem de saleiro de mesa, com a ajuda de um funil (ou um papelão enrolado). Mas atenção, separe o pelo do seu bichinho para aplicar diretamente na pele. Depois, esfregue seu pet vigorosamente.

Outra coisa importante: certifique-se de que a terra de diatomáceas é de grau alimentício. Há outras opções desse pó que incluem o uso na filtragem de piscinas e é tóxico se ingerido.

remédios caseiros contra pulgas e carrapatos

Orientações gerais para deixar seus pets livres das pulgas e carrapatos

Para finalizar, é preciso que você saiba que não basta cuidar do seu cão ou gatinho com remédios naturais para afastar pulgas e carrapatos. Você também deve cuidar da casa e do quintal ou jardim.

Além disso, vale ressaltar que um animal saudável é bem menos suscetível a essas pragas. E para manter seu bichinho com a saúde em dia, você deve estar atento(a) a esses 3 pilares:

  • Fornecer uma dieta natural e biologicamente apropriada
  • Proporcionar a prática de exercícios físicos e mantê-lo dentro de um peso saudável
  • Evitar vacinações e medicamentos farmacêuticos desnecessários

Mas, atenção: a orientação dos veterinários integrativos é para evitar uma intervenção DESNECESSÁRIA, e não abolir por completo remédios e vacinas. No caso das vacinas, é possível pedir ao seu veterinário um teste de titulação. Esse teste verá se seu bichinho ainda tem anticorpos para a doença para a qual ele deve se vacinar. Em relação à medicamentos alopáticos é a mesma coisa: quando necessário, ele é bem-vindo.

Mantendo pulgas e carrapatos longe de casa

Aqui vale o bom senso: mantenha sua casa limpa, e dê mais atenção às áreas as quais seu pet tem acesso. Aspire carpetes, pisos lisos, móveis estofados, e a caminha de dormir dele. Caso ele durma com você, aspire a cama também, pois as pulgas se acumulam principalmente nos lugares onde ele dorme. Portanto, capriche.

Além disso, você também pode aplicar uma leve camada de terra de diatomáceas de grau alimentar no carpete, pisos lisos e na caminha do seu companheiro. Lembre-se de que a terra de diatomáceas deve ser de grau alimentar.

Mantendo seu quintal ou jardim livre de pulgas e carrapatos

Mais uma vez, o bom senso fala mais alto. Por isso, mantenha a grama cortada e os arbustos aparados. Limpe os possíveis resíduos à medida em que se acumulam e realize inspeções regulares na sua área externa para localizar pontos onde as pragas possas se esconder e multiplicar.

Outra medida interessante é plantar ervas e plantas que ajudem a espantar as pragas, como lavanda, eucalipto, erva-doce e calêndula.

Por fim, você também pode utilizar a terra de diatomáceas de qualidade alimentar em seu quintal ou jardim. Entretanto, ela não funciona imediatamente e precisa ser reaplicada com uma frequência mensal para melhores resultados.

Finalizando: o que é importante deixar claro

Existem outros remédios naturais contra pulgas e carrapatos, assim como medidas para manter essas pragas bem longe da sua casa. Listamos alguns.

De qualquer forma, é bom deixar claro que essas são alternativas naturais aos antipulgas vendidos no mercado. E, assim como qualquer medicamento farmacêutico, há riscos envolvidos, efeitos colaterais. Devemos estar cientes dos riscos e benefícios que um medicamento alopático pode trazer. Às vezes, os benefícios compensam os eventuais malefícios.

Entretanto, consideramos que essas alternativas naturais podem perfeitamente substituir os antipulgas convencionais, baseadas nas publicações de veterinários integrativos de renome.

Queremos que você faça uma escolhe consciente, e proporcione ao seu companheiro uma vida ótima!

Referências

Este texto foi produzido baseado nos seguintes artigos:

https://www.dogsnaturallymagazine.com/how-to-remove-ticks-from-your-dog/

https://www.dogsnaturallymagazine.com/why-flea-and-tick-products-are-a-bad-idea-and-4-natural-repellent-recipes/

https://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/archive/2020/08/09/how-to-protect-your-pets-from-ticks.aspx

https://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/archive/2020/10/05/isoxazoline-flea-and-tick-medicine.aspx

https://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/archive/2017/07/16/keeping-pets-pest-free.aspx

https://healthypets.mercola.com/sites/healthypets/archive/2019/10/23/natural-flea-and-tick-prevention-for-dogs.aspx

Aviso de segurança:A PetMe é um site meramente informativo. Portanto, todas as informações, dicas e sugestões nele contidas não substituem, em absoluto, a consulta a qualquer especialidade médico-veterinária.

Alimentação Natural

A Prevenção é sempre o melhor remédio. E a Nutrição é a base de uma ótima saúde. Entenda como Alimentação Natural pode desempenhar um papel fundamental na prevenção das doenças que tiram o sono de nós, tutores de cães e gatos.

Medicina Veterinária Integrativa

Como tutores de cães e gatos, devemos garantir que nossos pets tenham acesso ao melhor atendimento médico veterinário possível, caso tenha algum problema de saúde. E a abordagem que integra Tratamentos Convencionais com Terapias Alternativas pode ser mais efetiva e trazer mais benefícios para a saúde integral de nossos companheiros.

anúncio

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E
GARANTA CONTEÚDOS GRATUITOS INCRÍVEIS!

não se preocupe, não vamos encher sua caixa de e-mail, tb não gostamos disso

comentários dos amantes
e tutores

Curabitur arcu erat, accumsan id imperdiet et, porttitor at sem. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta.

João Caiado

anúncio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email