anúncio

Saúde de verdade e maior longevidade para o seu cão e gato

Ansiedade de separação, medo de trovões e fogos? Acalme seu cão com um desses cinco remédios naturais

Ansiedade canina é algo muito comum nos nossos cães. Muitas vezes, esse comportamento é um quadro que afeta significativamente tanto a vida do cão quanto a de nós, tutores.

Ansiedade de separação, medo de barulho (fogos etc.), idas ao veterinário, e até aquele passeio que poderia ser tão prazeroso acaba sendo mais um motivo de estresse.

Remédios convencionais têm muitos efeitos colaterais e podem prejudicar o organismo do seu cãozinho de maneira irreversível.Por isso, selecionamos 5 remédios naturais para tratar a ansiedade canina que você precisa conhecer antes de partir para a alopatia.

Mas, antes de conhecer esses 5 remédios naturais, você precisa saber em qual tipo de ansiedade seu peludo se encaixa. Vamos lá!

Ansiedade Comportamental

O exemplo clássico desse tipo é a ansiedade de separação. Alguns especialistas estimam que cerca de 14% dos cães sofrem com isso. Esses cães têm medo de ficar em casa sozinhos ou separados de você de alguma forma. E o gatilho para o surgimento dos sinais de estresse é você pegar as chaves ou sair de casa.

Mas a ansiedade de separação é apenas um exemplo, existem muitas outras causas de ansiedade comportamental, incluindo:

  • Trauma do passado
  • Abuso
  • Muitas casas
  • perda de alguém próximo

Ansiedade Situacional

A ansiedade situacional é quando seu cão tem medo de algo específico. Os gatilhos comuns de ansiedade situacional em cães incluem:

  • Tempestades ou ruídos altos
  • Passeios de carro
  • Idas ao veterinário ou pet shop

Muitos cães também sofrem de medo ou ansiedade crônicos como efeito colateral da vacinação excessiva, especialmente contra a raiva. Se você acha que este é o caso do seu cão, é melhor consultar um veterinário homeopata para ajudar a tratar essa condição.

Connhecer o tipo ou a causa de ansiedade é o primeiro passo para ajudar seu cão

A ansiedade também pode começar a aparecer ou piorar à medida que seu cão envelhece. Isso geralmente está associado a disfunções e distúrbios cognitivos.

Sinais de Ansiedade Canina

  • Comportamento destrutivo
  • Latidos,  choro
  • Inquietação
  • Lambidas excessivas
  • Agressão
  • Perda de apetite, recusa em comer
  • Tremores no corpo (tremedeira)
  • Respiração ofegante excessiva

Tratamentos convencionais para a ansiedade canina

Se você for a um veterinário convencional, provavelmente sairá com um frasco de medicamento antiansiedade para seu cão. Isso inclui medicamentos como Valium, Xanax, ProZac, Paxil ou Lorazepam. Você pode até ter ouvido falar desses. Muitos são remédios para humanos.

A maioria dos cães precisa tomar esses medicamentos por várias semanas antes que haja uma mudança. Mas isso não significa que o tratamento pare depois disso. Alguns cães podem parar de tomá-los, mas outros precisam de tratamento para toda a vida.

remédios naturais para ansiedade canina
Tratamentos convencionais podem causar dependência e ter muitos efeitos colaterias.

E essas drogas vêm com uma longa lista de efeitos colaterais adversos. Alguns deles incluem:

  • Aumento ou diminuição do apetite
  • Letargia e / ou sonolência
  • Aprendizagem e memória afetadas
  • Aumento da micção
  • Estômago virado, diarreia, vômito
  • Aumento da agressão e ansiedade
  • Danos ao fígado
  • Convulsões
  • Insônia
  • Problemas de pele

5 Soluções Naturais para a ansiedade canina

Ervas

Existem vários tipos de ervas que podem ajudar a diminuir a ansiedade do seu cão. Entre elas, estão:

Camomila. Há uma razão pela qual as pessoas bebem camomila antes de dormir … é uma erva suave e um poderoso sedativo. Pode ajudar seu cão a relaxar e acalmar o estômago quando ele está nervoso.

Valeriana (Valeriana officinalis). Valeriana é o sedativo à base de plantas mais amplamente conhecido. É seguro e acalma os nervos. Também promove relaxamento físico. Use-o para eventos estressantes ou se seu cão ficar histérico ou superexcitável.

Erva-de-são-joão (Hypericum perforatum). Erva-de-são-joão é uma alternativa segura e eficaz  para tratamentos antidepressivos. Use-o para cães com ansiedade baseada no medo(tempestades ou fogos de artifício) ou na ansiedade de separação.

Tratamentos com ervas e remédios homeopáticos podem ajudar a tratar a ansiedade do seu cão. No entanto. procure sempre um veterinário capacitado para diagnóstico e prescrição adequdas.

Você pode usar essas ervas como chá, tintura ou cápsula. O ideal é que agende uma visita para seu cãozinho a um veterinário holístico e integrativo para uma avaliação. As ervas são uma alternativa natural, mas também não são isentas de efeitos colaterais indesejados.

Remédios Homeopáticos

Assim como no caso das ervas, o uso de medicamentos homeopáticos é mais bem sucedido se for prescrito por um veterinário homeopata. Entretanto, queremos dar a você, tutor/a, a oportunidade de conhecer alguns remédios homeopáticos que podem tratar da ansiedade do seu peludo.

Aconite 30 C. Aconite é um bom remédio para começar. Ajuda com o medo em geral e você pode administrar a cada 15 minutos durante uma tempestade. Continue apenas até ver melhorias. Se você não notar melhora, tente outro remédio.

Fósforo 30C. O fósforo é bom para todas as fobias de ruído. Você pode administrar uma ou duas vezes ao dia.

Pulsatilla nigicans 6C ou 30C. Este remédio é um bom remédio para cães com ansiedade de separação.

Borax 6C. O Borax é específico para o medo de tempestades e você pode administrá-lo duas vezes ao dia.

Gelsemium 6C ou 30C. Gelsemium é frequentemente usado para ansiedade de separação. Pode até haver diarreia ou micção involuntária quando sob estresse extremo com este cão.

Essências Florais de Bach

Os Florais de Bach são essências extraídas de certas flores que podem dar subsídios para que o organismo do indivíduo se cure, por meio de mudança energética. Eles são muito úteis para suporte e tratamento complementar de diversos males que acometem tanto nós, humanos, quanto os animais.

Esses remédios são suaves, não tóxicos.  Você pode usar essências individuais que se adaptam à ansiedade e medos específicos do seu cão ou pode usar o Rescue Remedy, que é uma combinação destas 5 essências:

  • Rock Rose
  • Impatiens
  • Cherry Plum
  • Clematis
  • Star of Bethlehem

Pode ajudar em todos os tipos de situações estressantes. Use Rescue para aliviar o estresse antes de ir ao veterinário ou ao para ir tomar banho. Também é bom para ansiedade de separação ou para situações que você sabe que podem lhe causar medo.

A versão feita para animais de estimação usa glicerina, em vez de conhaque e está disponível na maioria das lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Os Florais de Back, em especial, o Rescue Remedy, e alguns óleos essencias também podem ajudar em quadros de ansiedade canina.

Óleos Essenciais

Óleos essenciais como lavanda e folha de violeta são ótimos para acalmar a ansiedade do seu cão. Você também pode tentar misturar óleos. Apresentamos aqui alguns óleos essenciais  indicados para diferentes tipos de ansiedade:

Ansiedade de separação: Neroli, folha violeta, vetiver, lavanda, hidrossol rosa.

Medo de trovão e fogos de artifício. Olíbano, rosa otto, lúpulo e hidrossol de centáurea.

Ansiedade Geral. Olíbano, folha violeta, flor de tília, camomila romana, cânhamo.

Borrife o óleo diluído na cama ou cobertor do seu cão ou no ar. Você também pode usar um difusor, mas certifique-se de que seu cão tenha uma maneira de sair da sala se os óleos o incomodarem.

Cuidado! Nunca permita que seu cão ingira óleos de qualquer forma. Nunca use óleos essenciais não diluídos em seu cão.

Este texto foi produzido com base no artigo “6 Natural Remedies For Dog Anxiety”.

 

Aviso de segurança: A PetMe é um site meramente informativo. Portanto, todas as informações, dicas e sugestões nele contidas não substituem, em absoluto, a consulta a qualquer especialidade médico-veterinária.

Alimentação Natural

A Prevenção é sempre o melhor remédio. E a Nutrição é a base de uma ótima saúde. Entenda como Alimentação Natural pode desempenhar um papel fundamental na prevenção das doenças que tiram o sono de nós, tutores de cães e gatos.

Medicina Veterinária Integrativa

Como tutores de cães e gatos, devemos garantir que nossos pets tenham acesso ao melhor atendimento médico veterinário possível, caso tenha algum problema de saúde. E a abordagem que integra Tratamentos Convencionais com Terapias Alternativas pode ser mais efetiva e trazer mais benefícios para a saúde integral de nossos companheiros.

anúncio

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER E
GARANTA CONTEÚDOS GRATUITOS INCRÍVEIS!

não se preocupe, não vamos encher sua caixa de e-mail, tb não gostamos disso

comentários dos amantes
e tutores

Curabitur arcu erat, accumsan id imperdiet et, porttitor at sem. Mauris blandit aliquet elit, eget tincidunt nibh pulvinar a. Cras ultricies ligula sed magna dictum porta.

João Caiado

anúncio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email